8.09.2008

Sobre como falar outras línguas

“Um homem só deve falar, com impecável segurança e pureza, a língua da sua terra: - todas as outras as deve falar mal, orgulhosamente mal, com aquele acento chato e falso que denuncia logo o estrangeiro. Na língua verdadeiramente reside a nacionalidade; - e quem for possuindo com crescente perfeição os idiomas da Europa vai gradualmente sofrendo uma desnacionalização. [...]"
(Eça de Queirós, A Correspondência de Fradique Mendes)

Tao bom descobrir que o que vc sempre sentiu e pos em pratica e' tb o que alguem ja teorizou. O fato 'e que ironicamente, estou impossibilitada de falar perfeitamente a minha l'ingua pois estou sem acentos neste teclado.




Um comentário:

Anônimo disse...

Você tá viajando?

Acho que era Cecília Meirelles (s.m.j.) quem dizia que preferia nunca ter aprendido outras línguas. Eu, hein... ufanismo lingüístico!

Beijos