6.30.2009

Meu recado de recado para Oscar

Achei muito bom o texto e reproduzo aqui. Entro para a torcida: morre, oscar, morre! Que seja sem dor, mas é pro seu bem!
retirado de http://parededemeia.blogspot.com/

recado para Oscar


o telefone tocou no meio da noite e ele atendeu rapidamente, saltando da cama como se um século não pesasse nos ombros nem nas pernas. Do outro lado da linha uma voz conhecida mas que ele não ouvia a mais de 15 anos.
- Oscar?
- Sim, sou eu, quem fala?
- É o Roberto, Roberto Burle Marx. Quanto tempo hein Oscar? Nunca pensei que ia demorar tanto pra você vir pra cá. Olha, desculpa o mau jeito de te ligar assim no meio da noite. É que essas conversas só funcionam quando vocês vivos estão meio dormindo meio acordados. Olha Oscar, nós andamos conversando muito sobre você nos últimos anos. Impressionante como os anos passam depressa aqui, acho que diante da eternidade tudo fica minúsculo..... mas sobre isso a gente conversa depois quando você chegar. O Lucio foi contra, acha que você não vai ouvir, mas o resto do pessoal me pediu pra te dar o recado. É o seguinte, nós estamos todos preocupados com o que você anda fazendo atualmente. Cada prédio mal detalhado, mal construído. Para Oscar. Para e vai curtir as homenagens que você merece. Vai desenhar suas mulheres curvilíneas e para de desenhar esses prédios com curvas sem sentido. Se for por dinheiro arruma um jeito de vender seus desenhos. O Corbusier fez isso quando viu que seus projetos já não tinham a mesma força. Eu também passei a pintar mais e projetar menos quando percebi que os jardins já não saiam com a mesma vivacidade. E com esses prédios sem graça você está arruinando a sua biografia Oscar. Aquele moço do New York Times escreve muita bobagem mas acertou na mosca em 2007 quando disse que você estava vivendo o suficiente para estragar sua própria obra. O Charles Moore ficou muito meu amigo (não sei como não o conheci antes, um amor o Charles) e sempre fala do arrependimento de fazer aquela Piazza di Italia em New Orleans. Uma pracinha a menos e a obra do Charles ficaria muito mais íntegra. Você já acumula uma dezena de “piazzas” Oscar e ainda quer fazer uma grande bem no meio do eixo monumental! Já não basta enfiar um auditório no meio da Casa do Baile, aquela biblioteca sem livros em Brasília ou esse Centro Administrativo no caminho de Confins. Aliás, passa em Confins pra você lembrar a beleza do detalhamento do Milton. Se você ainda tivesse gente como o Milton ou o Lelé pra detalhar seus esboços.... Você não precisa disso Oscar, já é de longe o mais importante arquiteto das Américas no século XX (o Frank tá aqui resmungando mas pra começar ele nasceu no século XIX). Desenhe Oscar. Escreva Oscar. Esse negócio de arquitetura dá trabalho demais e quando feito as pressas fica muito ruim. Olha, tá todo mundo mandando um abraço e dizendo pra você demorar bastante. Na verdade a gente morre de inveja da sua longevidade (e alguns do seu talento).

algum tempo depois ele acordou e foi se vestir. Ia receber muita gente no escritório para mostrar mais um projeto (desenhado ontem) para mais um político enraizado nas idéias e nas formas do século passado.


.

6.28.2009

Michael Jackson facts

A figura morre e o jornal começa imediatamente a revelar fatos minimamente curiosos:

- Ouça a ligação de socorro feita para o 911

- Presos filipinos dançam M. J. (!!!)

- Videos do moonwalk all around the world

- Excesso de remédios obrigava o cantor a fazer lavagens estomacais (eca)


.

6.26.2009

E não é que ando mesmo tendo pensamentos alienígenas? Ausência total de controle sobre o que penso, para o mal de minhas obrigações. Será que finalmente vou descobrir de que planeta eu vim?


.

6.24.2009

Et telefone minha casa

Meu horóscopo diz para tomar cuidado com pensamentos alienígenas.

Tá, eu sei o que alienígenas significa, mas nem por isso deixo de acreditar que esses jornalistas-astrólogos adoram tirar um sarro de trouxas, que, assim como eu, clicam na seção de astrologia. Uma espécie de vingança contra estupidez.

É até muito justo.


.

6.20.2009

Síndrome de perseguição

Droga, o mesmo porteiro! Me viu chegar no sábado de manhã com a mesma roupa com que saí na sexta à noite, óbvio que muito menos glamourosa e com a maquiagem borrada.

Tento passar direto fazendo cara de paisagem, mas ele me pára para entregar a revista da TV a cabo. Tenho certeza de que isso não foi por acaso e que com isso ele quis dizer que sabe de tudo...


.

6.17.2009

Sobre a sorte

Sorte é quando a oportunidade encontra a disponibilidade. No other way.

.

6.08.2009

Eu sei o que você fez no final de semana passado

Essa frase ameaçadora, essa que sempre quis endereçar a você. A você mesmo, pode começar a temer. Eu sei muito bem o que você fez no fim de semana passado.

Finda a brincadeira, quanto a mim, eis o que fiz no fim de semana passado: domingo frio, CCBB lotado. Não consigo encarar a fila do Yves Saint Laurent, mas o passeio valeu. Não fui na Festa de Família, fica pro próximo.

Hoje me deparo com essa figura (http://www.flickr.com/photos/dorkmaster/3590505784/). Interessante, será real ou mais um desses mitos de internet? Sei que é bem pop, do jeito que eu gosto. E bem erudito também, do jeito que eu gosto. Me deu até vontade de pintar.


.

6.03.2009

Are baba!

Tenho conseguido adaptar todas as sortes do orkut à minha vida: "Todos ganham presentes, mas nem todos abrem o pacote"

E não é que é verdade?

.

6.02.2009

Sobre o objeto de nosso afeto

Sorte de hoje: Beleza sem virtude é como uma rosa sem fragrância

Vi isso hoje no orkut e lembrei do livro "O perfume". Foi dessas leituras que devoramos. E como que por um estalo, isso me falou direto ao coração.

Jean Baptiste Grenouille, "grenouille" de "rã" mesmo, foi um órfão, abandonado por sua mãe e por todas as amas de leite por quem passou. Isso por ter uma estranha característica: ausência de cheiro e capacidade fora do normal de sentir os odores. O plot segue com as reações mais bizarras, todos os sentimentos de um ser humano normal: interesse, raiva, ambição, paixão. Mas tudo traduzido na língua dos cheiros, através de uma enorme capacidade de senti-los.

E com isso ele começa a ter desejos fora do comum na sociedade, assim como temos todos, mas na ausência de limites que em seu caso é traduzida pela ausência de uma mãe ou família, o órfão passa a buscar satisfazê-los sem muita medida e obviamente a cometer atos imorais. Mas imorais para a sociedade, em seu mundo sensorial, tudo o que fez fazia muito sentido.

A questão é que acompanhar a história de Grenouille é como compreendê-lo, e compreendê-lo é perdoá-lo e afeiçoar-se a ele. Ele é um anti-herói, uma rã disgusting e ainda assim, o amamos e perdoamos. Grenouille é um psicopata, desses que manipulam, vivem na satisfação de seus prazeres e passam por cima da moral.

Por que será que a figura do psicopata nos atrai tanto?! Toda essa paixão, essa aparente virtude ilustrada pela enorme capacidade de sentir e manipular sentimentos através dos cheiros o envolve em uma aura de paixão, cativa. Amamos o feio, o errado, o assassino.

É por isso que não deixa de ter razão o ingênuo orkut, quando nos diz que uma rosa - e uma pessoa - sem fragrância são como beleza sem virtude, belos, atraentes, como o psicopata Grenouille, mas perigosos e por fim, tão vazios quanto.

.